segunda-feira, 20 de abril de 2015

O controverso espaço das mídias


As mídias ocupam lugar de destaque no mundo contemporâneo, pois as influências expostas e muitas vezes impostas influenciam na socialização dos indivíduos ao mesmo tempo em que servem de modelo no comportamento, tanto para o bem quanto para o mal. No entanto, a mídia pode ser vista como poderoso agente na educação e, dela não devemos esperar respostas prontas e sim interagir, a fim de, com sabedoria absorver os conteúdos de valorativos a nossa formação.

As mídias podem ser entendidas como um conjunto de ferramentas de carácter simbólico e material que atuam na produção de um tipo de mercadoria cultural. O seu universo é formado por elementos como mensagens difundidas e por produtos materiais como livros, revistas, jornais, dvd´s, entre outros, assim como a totalidade de conteúdos expressos em filmes, novelas, na publicidade e nas outras formas de mediação eletrônica como o rádio, a televisão e a internet.

O certo é que as mídias ganharam um status tão importante na formação das pessoas quanto as instituições tradicionais, escola e família. Este fenômeno midiático de socialização não deve ser ignorado e sim estudado e compreendido, por ser um agente social que permite a interação, algo que coloca o saber popular com força de competição com a educação formal e os preceitos familiares.

Admitir as mídias como uma nova forma de cultura presente na sociedade é também não discriminar estilos musicais, programas de televisão ou de rádio, formas de comunicação na internet, pois toda a cultura interativa é também reflexo de mudanças dos tempos. Antes mesmo de rechaça-las, talvez a medida mais sensata seja fazer uma avaliação sobre o nosso estágio neste contexto e, quem sabe, possa haver a necessidade de uma reciclagem, para não ficar parado no tempo.

Conceber as mídias como como uma matriz de cultura capaz de modernizar e potencializar a socialização pode ser uma forma de auto capacitação neste universo de atualização necessária. Pode ser inclusive como o discurso, quando comparado a um rio de água corrente, onde tudo se renova a cada segundo e o seu leito, assim como a tecnologia, já não é mais igual ao que se viu antes.

Marco Medronha   mmedronha@hotmail.com

sábado, 11 de abril de 2015

O despertar das potencialidades


A rotina e a sobrecarga de trabalho em muitas profissões levam o indivíduo a situações de pouca reflexão e estagnação de suas potencialidades. Venho observando o fenômeno entre os trabalhadores da comunicação social e da extensão rural, dos quais tenho um contato mais direto em função do exercício contínuo das atividades que desempenho na Emater/RS, desde a década de 80 e, no exercício da docência na Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas.

Nestes dois ambientes de educação formal e informal importantes para a formação de profissionais éticos e competentes para o mercado estão os educadores/professores, que tem na função principal, a comunicação com seu público. Por isso, a necessidade imprescindível de estar sempre buscando outros conhecimentos, novos métodos e interação tecnológica. Já contei aqui neste espaço a Parábola do Velho Lenhador, a história remete a necessidade de algumas paradas para afiar o machado, com o objetivo planejado de estar sempre com ferramentas apropriadas para vencer as tarefas.

Recentemente acompanhei junto com os jornalistas da extensão rural, Emater/RS, uma palestra sobre que levava ao exercício de uma dinâmica chamada “Roda das Competências”, conduzida pela coach Evelyn Coco, do Espaço Coaching, nela foi trabalhado e identificado, pelo próprio treinando, as competências/qualidades necessárias para desenvolver suas potencialidades. Claro, que fiz questão de repartir com os leitores desta coluna esta importante ferramenta de treinamento à capacitação.

A Roda das Competências pode ser aplicada em diversas situações e contextos, pois ela é capaz de diagnosticar e avaliar o perfil profissional e pessoal, isso por ser uma ferramenta que permite a autoavaliação. A visualização das competências já desenvolvidas e daquelas que deverão receber investimento potencializa habilidades como, liderança, flexibilidade, entusiasmo, inteligência pessoal, disciplina, planejamento, visão estratégica, entre outras.

O Instituto Brasileiro de Coaching define o processo como, um conjunto de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.
É por tanto, uma oportunidade de despertar as potencialidades pela visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Marco Medronha  mmedronha@hotmail.com

quinta-feira, 2 de abril de 2015

O Coelho Sabido


Quem tem filho, neto, sobrinho, afilhado ou convive com alguma criança seja menino ou menina, por certo já ouviu falar do Coelho Sabido. Um bichinho que mistura sabedoria, vivacidade, fragilidade, velocidade, meiguice e outras tantas qualidades que encantam os pequeninos. Nas fábulas e histórias infantis o coelho é sempre do bem, embora alguns adultos tenham criado algumas versões contrárias para alimentar a imaginação dos que surrupiam qualidades naturais para fazer maldades em pele de coelho.

Os significados de “sabido” dado ao coelho nas histórias infantis é o de conhecedor, perito, versado e prudente. Qualidades que se confundem com a do coelho “esperto”, nessas ficam mais evidentes a vivacidade, a agudeza, a astúcia, a manha, a ronha, a trapaça e outras formas de espertezas tão conhecidas no nosso ardiloso meio político.
Em anos eleitorais, quem for um pouco mais atento poderá perceber as diferenças entre o “coelho sabido” e o “coelho espertalhão”. Embora pequenas, existem diferenças sutis, mas que estão impregnadas no discurso. Nesta corrida, o sábio usa da inteligência, é habilidoso, preciso, claro e vivaz.

O espertalhão é industrioso, confunde e embaralha as cartas para atrapalhar a corrida. Atitudes típicas da esperteza.
Na corrida dos dois coelhos “eu fico com a pureza das respostas das crianças”, como diz a letra da música do saudoso Gonzaguinha. Prefiro as histórias do coelho sabido, pois elas ensinam lições básicas que estamos perdendo como não roubar, não trapacear, ajudar os outros sem esperar nada em troca. O coelho sábio se importa com o outro, mesmo que este não tenha afinidade, ele ajuda a encontrar o caminho.

Para não fugir do espírito da Páscoa lembro a fábula do menino Jesus e o Coelho da Páscoa: “Perto da casa do menino Jesus, um passarinho construiu seu ninho. Todas as manhãs, Jesus era acordado pelo alegre e bom canto da avezinha. 

Certa manhã, porém, ele foi acordado pelo piar aflito e viu que a mãe do passarinho chorava desconsolada, pois a raposa havia roubado os seus ovinhos. O menino Jesus ficou triste e saiu pelo campo, pedindo aos bichos que passavam que o ajudassem a encontrar os ovinhos roubados. Nenhum bicho podia ajudar. Foi então que o coelho colocou as orelhas para fora da toca e disse: - Jesus, se quiseres, eu posso te ajudar.

A raposa já havia comido todos os ovinhos. O coelho resolveu então pedir um ovinho para cada um dos passarinhos que conhecia e levou a Jesus. O menino colocou os ovinhos no ninho da mãe passarinho, que aceitou a ninhada. Como recompensa de Jesus, o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos de Páscoa para todos”.

Este é o Coelho Sabido, também o Coelho da Páscoa!


Marco Medronha   mmedronha@hotmail.com

domingo, 22 de março de 2015

A comunicação e o êxodo rural

Desde os tempos de criança e, lá se vão décadas, ouço falar no tal “êxodo rural”, evento caracterizado pela migração das pessoas do campo para os centros urbanos, geralmente em busca de melhores condições de vida. Na escola as imagens que apareciam eram dos retirantes nordestinos, os quais fugiam dos desastres naturais como a seca, que não permitia a produção de alimentos ou as chuvas de março, que expulsavam famílias de suas terras.

Aquela situação apreendida no colégio parecia estar longe da realidade dos pampas, no qual sofríamos com os invernos rigorosos, mas com as quatro estações bem definidas. Para viver bem era apenas necessário um pedaço de terra pra plantar e colher, alguns animais de criação e um bom rádio de pilhas. Em casa a mãe escutava a “Hora da Ave Maria” e o meu pai, mais tarde “A voz do Brasil” e por vezes o futebol. Na comunicação, o meio rádio era soberano e a televisão era privilégios de poucos.

Um aparelho de TV, na época era um sonho de consumo e vendia um mundo de fantasias para muitas famílias, que eram felizes sem TV e não sabiam. Que ilusão... A televisão mostrava as fábricas e as oportunidades de trabalho, o progresso, carros, pessoas elegantes e educadas. Também mostrava, como contraponto, os filmes do Mazzaropi, grande artista do cinema brasileiro, mas que fazia uma caricatura do homem rural, naquele tempo já ironizado pela gente da cidade. O homem do campo, valioso desde sempre na sua arte de plantar sentia vergonha da profissão. Os jovens não queriam mais a profissão do pai e sim aquela vida assistida e imposta pela TV.

O problema que toda a evolução da comunicação custa muito a chegar no campo, a internet é um exemplo disso. Atualmente, segundo o IBGE, cerca de 30 milhões de brasileiros residem nas zonas rurais e o número de domicílios com a nova tecnologia chega no máximo a 4%. Um bate papo nas redes sociais, sobre o tema me chamou a atenção: “Olá... Sou brasileiro e vivo na Europa e gostaria de saber porque meus irmãos moram numa fazenda no Brasil, no estado do Mato Grasso do Sul, não possuem e precisam andar uns 8 quilômetros para poder fazer ligações pelo telefone. Quando terá internet aí pra eu poder me comunicar com eles?”. Também gostaria de saber.

Hoje compreendo que nos grandes projetos dos governos e corporações, os números tem preferência e aqueles que garantem a sucessão deles estão nas cidades, nas periferias, muitos deles vindos do meio rural. Quando terão a coragem de buscar uma solução efetiva? Estou certo de que se os jovens rurais encontrarem no seu meio condições dignas de sobrevivência, eles permaneceriam produzindo. Quem sabe, além melhorias na comunicação, uma universidade no campo, para que eles possam concluir seus estudos no ambiente em que vivem. Isto também é trabalhar com as minorias e proporcionar oportunidades de formar cidadãos conscientes.

Marco Medronha      mmedronha@hotmail.com

sábado, 14 de março de 2015

No coração dos gaúchos há 38 anos


Uma instituição enraizada no meio rural do Rio Grande do Sul, onde alcançou credibilidade pelo trabalho realizado com as famílias do campo, assim é a Emater/RS, referência de qualidade em extensão rural. Para comemorar o aniversário de fundação da instituição (14/03/1977), que está no coração dos gaúchos resgato parte do texto do meu livro “Histórias e Estórias no Sítio – Extensão e Comunicação Rural no RS”.

“Para revigorar e integrar o Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, foi constituída, no dia 14 de março de 1977, a EMATER/RS – Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural. Sob a coordenação nacional da EMBRATER - Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, a EMATER/RS inaugura uma nova etapa de relacionamentos com parceiros e sociedade. A solenidade de posse da primeira diretoria ocorreu em 30 de abril de 1977, na sede da FETAG. A diretoria era composta pelos engenheiros agrônomos Rodolpho Tácito Ferreira, presidente; José Inácio Pereira da Silva, diretor técnico; e Edmundo Henrique Schmitz, diretor administrativo. Entre as autoridades presentes no evento estavam o ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli; o presidente da EMBRATER, Renato Simplício Lopes; o secretário da Agricultura, Getúlio Marcântonio; o secretário do Trabalho e Ação Social, Carlos Alberto Chiarelli; dirigentes da FETAG, OCERGS e FARSUL; técnicos da Secretaria da Agricultura, da ASCAR e de entidades ligadas ao setor agropecuário do Estado.

A EMATER/RS passava a se relacionar com a Secretaria da Agricultura, sendo a responsável pela formulação e execução da política de assistência técnica e extensão rural oficial no Estado do Rio Grande do Sul, e passaria a atuar conjuntamente com a ASCAR, mediante protocolo firmado. Sobre a nova configuração, o secretário de Agricultura, Getúlio Marcântonio, falou: “A EMATER é a vitória dos produtores gaúchos. Foram eles, através de suas entidades de classe – FETAG, FARSUL e OCERGS – que soergueram, quase do chão, a bandeira da extensão rural, onde a incompreensão a havia jogado”. Acrescentou ainda, “A nossa EMATER, que não pôde ser uma empresa pública a exemplo dos demais estados brasileiros, onde contou, inclusive, em todos eles, com o apoio da oposição, passa agora a ser uma radiosa realidade através de uma sociedade civil. Foi esta fórmula que os nossos produtores encontraram para não ficarem à margem do Sistema Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural”.

O ministro Alysson Paulinelli disse em seu discurso: “Considero histórica essa reunião, onde o Rio Grande do Sul, suplementando as dificuldades e, até mesmo, injustificáveis incompreensões, aceitou uma proposição de uma organização única, racional, objetiva e eficiente para dar atendimento a uma requisição que a cada dia mais sofrem os governos, que é a prestação de assistência técnica e extensão rural à atividade agrícola brasileira”.

mmedronha@hotmail.com

sexta-feira, 6 de março de 2015

Mulheres que tecem


Admiro as mulheres que tecem. Desde o Brasil Colônia, a tecelagem vem se consolidando como uma prática fundamental na economia das pequenas propriedades, especialmente naquelas onde a ovinocultura é a principal atividade. Na maioria das residências dos pecuaristas familiares, a roda de fiar e o tear são instrumentos que, além de produzir as roupas para vestir a família auxiliam no desenvolvimento da sabedoria do artesão ou artesã, enquanto são confeccionadas as peças do artesanato. 

Saber tecer e tingir são conhecimentos seculares que aprimoram o pensamento, na atividade dominada pelas mulheres, são elas que em casa pensam os fatores econômicos, as questões de saúde, a administração do lar, a educação dos filhos e na unidade familiar. Ser uma artesã é ser uma mulher que, no pensar abstrato encontram soluções concretas e abrem infinitas possibilidades de resultados, inclusive econômicos na propriedade.

As mulheres que tecem representam todas, que em qualquer atividade batalham por uma vida melhor, buscam a igualdade de direitos, liberdade de opinião, contra a violência doméstica, que pegam parelho com os homens e ainda com dignidade distribuem amor porque são amáveis por natureza. O valor de tudo isso, algumas vezes não tem reconhecimento dos homens, mesmo quanto possuem uma jornada tripla no trabalho.

Nos eventos agropecuários e nas reportagens rurais produzidas pelo Rio Grande do Sul afora, conheci muitas mulheres que tecem, um dos exemplos está na Zona Sul do Estado, o Fio Farroupilha. É um grupo formado por artesãs do quinto distrito de Piratini e ligado à Associação da Ponte do Império, elas confeccionam peças do vestuário a partir da lã ovina e mostram sua arte de tecer e tingir nos principais eventos da região e do estado, como a Feovelha e a Expointer.

Neste mês de março, quando comemoramos o Dia Internacional da Mulher, nossa homenagem as mulheres que realizam sonhos, que tecem e têm a coragem e a competência de mostrar um trabalho de qualidade para quem quiser ver. Junto a este grupo está também o apoio de instituições fundamentais para o desenvolvimento da cadeia produtiva da ovinocultura, entre elas a Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural e Senar.

Aqui, em homenagem as mulheres que tecem, fica uma reflexão da música Felicidade, de Caetano Veloso. “O pensamento não é uma coisa à toa mas como é que a gente voa quando começa a pensar”.

Marco Medronha    mmedronha@hotmail.com

domingo, 1 de março de 2015

Os rios de nossas vidas


Rio Camaquã/RS

Os rios são indispensáveis para os seres vivos, pois milhares de espécies da fauna e da flora dependem da água dos rios, especialmente a espécie humana, que parece ignorar a importância dos rios e da água para o planeta. Os rios abastecem grande parte da água consumida pela humanidade, que a consome para beber, higienizar-se, cozinhar e conservar alimentos, na irrigação para o cultivo das plantas, para fornecer aos animais, na navegação, entre outras utilidades.

Segundo dados da Unicef, embora aproximadamente 70% do planeta Terra seja composto de água, há no mundo, atualmente, cerca de 800 milhões de pessoas sem acesso à água potável. Entre as causas aparecem o êxodo rural caracterizado pela migração da população de áreas rurais para urbanas, o crescimento demográfico, os processos de industrialização, o mau uso da água, a contaminação dos rios, práticas agrícolas equivocadas, entre tantos malefícios, dos quais tem como protagonista o próprio homem.

Os rios que também são fonte de alimento e sustento para muitas comunidades e também por isso é indispensável preservar seus recursos naturais porque eles são a sustentabilidade da vida. A ideia de conservação e respeito a natureza deve ser, principalmente, o caminho daqueles que vivem ao seu entorno e dependem dos rios para a sobrevivência. Cada pessoa que interagir com um rio deve ter a consciência de que zelar pela natureza é muito mais do que ser apenas um guardião, mas sim uma atitude de cidadania.

Entre os rios que conheci, um em especial marcou minha existência, o Rio Camaquã. Nele aprendi a nadar a favor e contra a correnteza. A lição que tirei para a vida foi de que é necessário ter calma a cada braçada, respirar sem afobamento, refletir antes das decisões e acima de tudo ter um momento para descansar e recuperar o fôlego, deixar o corpo boiar nas águas com cuidado para não ser levado pela correnteza.

Por certo, o Rio Camaquã também faz parte da vida de milhares de pessoas porque é um dos mais importantes do Rio Grande do Sul. É um afluente da Lagoa dos Patos, que, por sua vez, deságua no Oceano Atlântico. A bacia do Rio Camaquã é formada por 26 municípios: Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Bagé, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Caçapava do Sul, Camaquã, Canguçu, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Santana da Boa Vista, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes e Turuçu.

Marco Medronha  mmedronha@hotmail.com