sábado, 19 de dezembro de 2015

O Nascimento do Guri


Numa cidade do Rio Grande do Sul, o agricultor José Brasil trabalhava como carpinteiro. O ofício que escolheu para sustentar a família, não era suficiente para o viver dignamente, pois era obrigado a pagar pesados impostos ao governo a fim de manter-se dentro da regularidade. Ele tomou a decisão de voltar para o campo e rumou para as suas terras, as quais estavam arrendadas a um parente, a fim de retomar sua antiga profissão. A esposa, Maria esperava pelo nascimento de um menino. 

Os amigos e compadres, Zacarias e Isabel foram solidários e, emprestaram-lhes a velha camionete Rural Willys, onde coube toda a mudança de José e Maria. O casal rumou pela estrada poeirenta do interior com um novo sonho: Cultivar a terra com sustentabilidade, produzir alimentos saudáveis para alimentar a família, vender o excedente e criar os filhos dentro das leis de respeito à natureza e o meio ambiente.

Para a realização de sonhos é preciso sacrifícios e determinação, a familía enfrentou dificuldades na viagem de volta. Além das condições ruins do veículo, que estragou e das estradas esburacadas, Maria já sentia as dores do parto, a criança estava pra nascer. Em volta, só campo e animais foi quando José avistou uma casinha abandonada, uma típica tapera com um pomar de pêssegos improdutivo. Foi ali que o Guri enrrolado em um ponche nasceu a cama era um pelêgo. Em sua volta os bichos de criação: ovelhas, cabras, vacas, porcos e até um cusco guaipéca fazia festa com os outros animais.

Aquele movimento chamou atenção do repórter Gabriel, que passava de motocicleta pelo local rumo ao trabalho em sua rádio comunitária. Ele reconheceu a família abençoada, como antigos vizinhos do lugarejo e através do microfone anunciou: “Bom dia amigos e amigos... Hoje, dia 25 de dezembro é um dia feliz para nossa comunidade, José e Maria voltaram, junto com eles uma criança que irradia luz, um Guri com brilho diferente. 

Os moradores do lugarejo ouviram o anúncio do rádio e correram para a tapera abandonada, com a finalidade de auxiliar e saudar o retorno dos velhos  amigos. Todos louvaram o menino, como sinal de esperança e renovação. 
A semelhança dessa história e das personagens, com o nascimento do menino Jesus, não é mera coincidência. Feliz Natal aos leitores do Repórter Rural.

Marco Medronha   mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário