sábado, 11 de abril de 2015

O despertar das potencialidades


A rotina e a sobrecarga de trabalho em muitas profissões levam o indivíduo a situações de pouca reflexão e estagnação de suas potencialidades. Venho observando o fenômeno entre os trabalhadores da comunicação social e da extensão rural, dos quais tenho um contato mais direto em função do exercício contínuo das atividades que desempenho na Emater/RS, desde a década de 80 e, no exercício da docência na Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas.

Nestes dois ambientes de educação formal e informal importantes para a formação de profissionais éticos e competentes para o mercado estão os educadores/professores, que tem na função principal, a comunicação com seu público. Por isso, a necessidade imprescindível de estar sempre buscando outros conhecimentos, novos métodos e interação tecnológica. Já contei aqui neste espaço a Parábola do Velho Lenhador, a história remete a necessidade de algumas paradas para afiar o machado, com o objetivo planejado de estar sempre com ferramentas apropriadas para vencer as tarefas.

Recentemente acompanhei junto com os jornalistas da extensão rural, Emater/RS, uma palestra sobre que levava ao exercício de uma dinâmica chamada “Roda das Competências”, conduzida pela coach Evelyn Coco, do Espaço Coaching, nela foi trabalhado e identificado, pelo próprio treinando, as competências/qualidades necessárias para desenvolver suas potencialidades. Claro, que fiz questão de repartir com os leitores desta coluna esta importante ferramenta de treinamento à capacitação.

A Roda das Competências pode ser aplicada em diversas situações e contextos, pois ela é capaz de diagnosticar e avaliar o perfil profissional e pessoal, isso por ser uma ferramenta que permite a autoavaliação. A visualização das competências já desenvolvidas e daquelas que deverão receber investimento potencializa habilidades como, liderança, flexibilidade, entusiasmo, inteligência pessoal, disciplina, planejamento, visão estratégica, entre outras.

O Instituto Brasileiro de Coaching define o processo como, um conjunto de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.
É por tanto, uma oportunidade de despertar as potencialidades pela visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Marco Medronha  mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário