quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Reencontro de homens com os guris

 

       Encontro de ex-alunos realizado em 01/07/2012, na Esc.Téc .E. Santa Isabel – São Lourenço do Sul/RS

 A utilização das redes sociais, especialmente o Faceboock, foi a ferramenta de comunicação fundamental para encontrar egressos do antigo ginásio agrícola, em uma das mais tradicionais escolas técnicas da região sul do Estado. O dia 01 de julho de 2012, certamente vai ficar marcado nesta escola como o reencontro dos homens do presente com os guris do passado.
Neste dia de muita emoção, os homens do GASI, que aqui estudaram no início da década de 70, e que atualmente desempenham as mais variadas atividades em todo o RS, vieram rever antigas amizades, contar o que fazem e relembrar os tempos de guri. Eles são empresários, profissionais das ciências agrárias, profissionais liberais, políticos, professores, funcionários públicos, privados, agricultores e jornalista. Todos com uma mesma identidade: origem do meio rural.
Foram contadas histórias de luta e superação, mas ao mesmo tempo um reencontro de muita alegria. Afinal, tempo de guri é sempre muito divertido, são momentos em experimentamos sensações de muita responsabilidade, ao mesmo tempo que podemos arriscar mais, brincar e na brincadeira séria descobrir nossos talentos. Lembro aqui do Grêmio Estudantil Silvio Centeno, lugar onde fiz meus primeiros ensaios como jornalista, no setor de divulgação e membro da diretoria. Quantos colegas conheceram no movimento estudantil, a possibilidade de serem vistos e exercerem lideranças, pois as primeiras noções de responsabilidades podem ser adquiridas no exercício de funções que representam uma determinada classe.
Foi pensando no jornal impresso que fazíamos “A voz do GESC”, do grêmio estudantil, rodado no velho mimiógrafo que me inspiro a evoluir para as novas mídias, criando o meio eletrônico “A voz do GASI”, talvez um blog ou videolog, para que possamos tornar novas velhas e boas histórias do internato. Convido a todos que participaram do encontro, os que não puderam estar presentes, os de perto, os de longe, que compartilhem suas memórias. Quem não lembra do cantinho, da fila do almoço, dos bichos, dos veteranos, dos cascudos, do gancho, das aulas práticas, do futebol, do ping-pong, da quadra de esporte em chão batido, dos professores, do seu Olavo, do Ferpa, do seu Wolny e do time da escola. Claro que muitas histórias não poderemos contar, pois essas ficam para aqueles momentos em que a gente pessoalmente, de novo, se encontre para dar boas risadas.
Estamos desenvolvendo a ferramenta do meio eletrônico, por enquanto realizo esse post, no meu blog pessoal Repórter Rural, mas deixo meu e-mail para que colaborem enviando suas histórias pitorescas ou quem sabe tente colocar no papel aquele sentimento expressado no encontro. Assim vamos mapeando e formando uma grande corrente, com força suficiente para quem sabe no futuro ajudar nossa querida escola ginasial.
Abraços
Jornalista Marco Medronha    -  mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário