segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Primeiro o livro


Era uma vez um ouriço que voltava de viagem num luxuoso trem maria-fumaça. E vinha assobiando uma alegre canção. Mas, de repente, nosso herói ouviu uma conversa que o deixou todo arrepiado. Na cabina ao lado, dois cães falavam em explodir o trem com dinamite, assim que chegassem à estação de Pelotas. 

Quando o trem parou em frente a uma fazenda, para deixar passar uma boiada, os dois cães desceram... “Depressa, antes que nos vejam”, disse um dos cachorros dinamitadores. Mas, do trem, o ouriço que observava tudo encontrou uma solução. Começou a gritar a primeira coisa que lhe veio à cabeça para chamar a atenção de todos: “Encontrei ouro na linha do trem! Ouro!”.

O coelho veio correndo, o porco também e depois toda a cidade, todos os animais. Mas o ouro era falso, pedras amarelas de uma velha mina abandonada. Os animais, em um primeiro momento, ficaram furiosos. Só depois que ficaram sabendo que o ouriço havia salvado a todos de uma grande explosão. Quando os animaizinhos souberam da verdade correram para abraçar o herói. E assim, todos receberam o castigo pela ganância, pois abraçar um ouriço não é coisa muito agradável.

Caros leitores e leitoras... Este foi o primeiro livro que li, da Coleção Era Uma Vez, presente da minha querida professora Marli Almeida Villela. A história infantil é fragmento da minha inserção no mundo da leitura. No livro comecei a formar minhas primeiras imagens através da imaginação dos personagens e das situações de improviso e senso que a vida oferece. Entre estas, o dualismo social do herói/bandido, a mentira/malandragem e a ganância/punição. 

O livro é transformador e uma fonte de conhecimentos para tudo, desde os infantis até os mais complexos, ele proporciona momentos de prazer, suspense, romantismo e tantas outras sensações possíveis de mexer com a gente. Estamos precisando exercitar nossos neurônios. A Feira do Livro é uma ótima oportunidade de buscar a própria mudança e proporcionar que outras pessoas mudem. 

Só não quero contar aqui esta história: era uma vez... Um menino internauta que não conheceu o livro.

Marco Medronha    mmedronha@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário