A evolução dos meios de comunicação trouxe a necessidade de permanente atenção do extensionista rural às mudanças de comportamento da sociedade e particularmente do público rural. As tradicionais formas de mediação, pontes ou suportes para comunicar são constantemente superadas, por equipamentos modernos que causam fascínio e espanto pelas facilidades da tecnologia.
O megafone pode ser considerado um equipamento símbolo na vida do extensionista rural. Utilizado geralmente em dias de campo para irradiar mensagens, organizar grupos, informar, comunicar, o megafone a exemplo de outros meios, sempre teve pessoas como protagonistas.
Outros meios de comunicação foram utilizados por pioneiros da extensão: flanelógrafo, imanógrafo, álbum seriado, diapositivos, flip chart, retroprojetor, gravador de fita entre outros. Junto a estes encontramos a grande contribuição dos meios de comunicação de massa, especialmente o rádio, a televisão e na contemporaneidade a internet.
Os meios de comunicação de massa são ferramentas que estão à disposição da extensão rural e são frequentemente utilizadas pelos agentes, quando se pretende dar ampla divulgação dos resultados de trabalho. As ferramentas de apoio podem ser classificadas em meios sonoros (telefone e rádio), escritos (jornais, boletins e revistas) e audiovisual (televisão e cinema). Em seu uso múltiplo constituem a multimídia – utilização de diversos meios simultaneamente (rádio, televisão e jornal) e a hipermídia, a reunião de vários meios em um único equipamento (Exemplo: Sitio da Emater/RS-Ascar).
Os meios de comunicação de massa visam atingir um número significativo e indeterminado de pessoas. Por suas características não permitem o contato direto do extensionista com o seu público, mas possuem um custo-benefício muito baixo, visto que as mensagens chegam a um número muito grande de pessoas, com rapidez e eficiência. Os meios massais utilizados pela extensão rural são: rádio, televisão, jornal, e-mail, website, rede mundial de computadores, comunicador instantâneo ou ferramenta de chat.
A comunicação na era da informação O uso de métodos e meios de comunicação mais apropriados sempre esteve presente na Emater/RS-Ascar. O principal objetivo é superar barreiras de comunicação com os diversos públicos trabalhados: índios, quilombolas, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária, agricultores familiares, jovens rurais, mulheres rurais, idosos, agricultores em geral e demais segmentos da sociedade.
Neste contexto, a extensão rural gaúcha utiliza através dos tempos, de um arsenal metodológico capaz de fazer chegar a informação de forma rápida, clara, objetiva e precisa, qualidades inerentes a boa comunicação.
Marco Medronha mmedronha@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário