domingo, 15 de junho de 2014

Jogos Rurais

Jogos Rurais Sol a Sol - Foto: Fernando Gomes

            A juventude rural da região sul do Estado deixou no passado momentos inesquecíveis de competições esportivas entre suas comunidades. Os Encontros Regionais de Jovens Rurais representavam um momento especial e muito esperado por centenas de localidades que se preparavam o ano inteiro para representar a bandeira de seu município.

            Entre os afazeres cotidianos da lavoura e pecuária, os jovens rurais se reuniam, em nome do esporte, para os treinamentos em diversas modalidades: Futebol, vôlei, corridas, saltos, natação, cabo de guerra e jogos característicos do meio, como: jogo do osso, canastra, bocha, corrida do saco, corte de lenha, debulha de milho e muitas outras formas de lazer e competições saudáveis entre as comunidades.

            De maneira geral os Jogos Rurais tinham como objetivo a integração das comunidades através do esporte, como uma forma de levar aos jovens do campo lazer e convívio social. Lembro bem que para eles, os jogos eram tão esperados quanto uma copa do mundo, pois também era uma oportunidade de sair para fazer novas amizades e conhecer outras realidades. Os Encontros Regionais eram anuais e realizados em municípios diferentes a cada edição.

            Na região noroeste, as comunidades rurais de Santa Rosa confraternizam há 32 anos. Os Jogos Rurais Sol a Sol consiste num belo exemplo de trabalho e atenção às famílias rurais gaúchas. A atividade é promovida pela prefeitura e a extensão rural, nela é dedicada pelas autoridades uma importância tão grande quanto à assistência técnica aos agricultores no desenvolvimento produtivo do setor agropecuário.

            Os jogos representam também uma forma de combater o êxodo rural, já que proporciona lazer saudável para as famílias ao mesmo tempo em que valoriza e eleva a auto-estima daqueles que produzem alimentos para a sociedade. Além disso, muitos talentos podem ser descobertos no campo e por isso tenho certeza, que nossas lideranças estão perdendo uma oportunidade valiosa de prestígio ao meio rural.


Marco Medronha    mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário