domingo, 3 de novembro de 2013

Quando o virtual é real


Antes de falar sobre o mundo virtual e digital, quero lembrar de uma aula sobre Novas Mídias, do doutor, professor e amigo Alex Primo. “Popularmente, chama-se de virtual tudo aquilo de diz respeito às comunicações via internet” e de acordo com os conceitos de Pierre Levy, citado por Alex, o virtual é um espaço real e, como exemplo cita o nosso próprio relacionamento na atualidade, com os modernos meios de comunicação, que existe de fato, é concreto e real.

O universo de potencialidades do mundo digital esteve recentemente a serviço do meio rural, tornando possível uma atividade característica dos pecuaristas familiares de Jaguarão. Vejamos, a extensão rural no município tem utilizado o concurso, como uma ferramenta para estimular aos pecuaristas familiares a troca de experiências e conhecimento de requisitos e técnicas para melhorar a qualidade do rebanho.

Pois bem... Os primeiros concursos ainda foram realizados na área do Sindicato Rural, na cidade, mas surgiram dificuldades relativas ao custo e logística para o transporte de animais, de vários pontos do município até a cidade. A sugestão criativa dos extensionistas locais foi gravar em vídeo os lotes de terneiras e vaquilhonas concorrentes, apenas com numeração para avaliação dos jurados. 

Uma equipe de comunicação foi a campo e gravou 34 lotes de terneiras e vaquilhonas, previamente selecionados pelos produtores, filmados num mesmo enquadramento, os quais foram editados em tempos iguais para cada lote. Graças à tecnologia digital, o concurso foi viabilizado de maneira econômica, pois os organizadores não possuíam estrutura para buscar os animais, em diferentes pontos do interior do município. O custo existiu, mas ficou dentro do serviço de assistência técnica e social prestada pela Emater/RS e, os 102 animais não precisaram ser transportados, couberam em um cartão de memória.

No dia do concurso, os pecuaristas e suas famílias foram até a cidade e lá pelo computador, assistiram na tela de cinema, as terneiras e vaquilhonas num belo desfile. Puderam então apreciar a qualidade da produção do campo, também tiveram a comprovação que o virtual é real, que alternativas e tecnologias existem... Precisamos de mais iniciativas e de criatividade.


Marco Medronha      mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário