sábado, 30 de novembro de 2013

Cavalgada ao luar


Os Caminhos Rurais de Porto Alegre vem se constituindo numa oportunidade de lazer em meio ao campo, morros e matas preservadas. O roteiro aparece como opção a quem deseja fugir da vida cinzenta da cidade, onde predomina o concreto, o asfalto e o barulho insuportável de um trânsito cada vez mais caótico pelo excesso de veículos e seus condutores, com pessoas afetadas estresse e contaminadas pelo mau humor.

A Cabanha La Paloma faz parte de um desses roteiros e apresenta como contraponto o passeio a cavalo, como forma de lazer para familiares, amigos e  para o turista que deseja curtir um cenário rural próxima a zona sul da cidade. Entre os atrativos da propriedade de 15 hectares, está a realização da Cavalgada da Lua Cheia, que acontece a cada três meses. O evento, que faz parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Turismo, é também uma forma de cultivar as tradições gaúchas e praticar o turismo equestre.

No dia da cavalgada, a movimentação começa cedo na propriedade. Ao cair da tarde os animais começam a receber a ensilha e os tratos de alimentação e embelezamento, afinal cavalo e cavaleiro ou amazonas precisam estar bem apresentados para o charmoso passeio noturno pelo meio rural da capital dos gaúchos. O percurso é realizado entre duas e três horas, no ritmo “passo lento” e monitorado por guias experientes, com o auxílio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar.

Mesmo cercada de segurança, a companhia mais agradável e desejada é mesmo a da Lua Cheia. A fase da lua que inspira poetas, escritores, compositores, cantores, namorados e todos os apaixonados por uma noite enluarada. É uma fase da lua em que ela encontra-se refletida na sua totalidade sobre a terra. O disco lunar é visível à noite, pois a lua se opõem ao sol em relação à terra. O brilho característico, bem dominante nessa fase, é denominado luar.

A Cavalgada da Lua Cheia parece ser uma combinação infalível para quebrar as rotinas e experimentar o prazer de cavalgar ao luar. Tudo conspira a favor, o gosto pela tradição gaúcha, a terapia do lombo do cavalo, os amigos, os enamorados, o brilho do luar, o som da natureza e para completar um retorno feliz a sede da Cabanha, onde a culinária típica do campo é degustada, regada pela boa música tradicionalista.



Marco Medronha      mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário