domingo, 7 de abril de 2013

A insensatez do deboche


Nas observações que fazemos do cotidiano, nada é mais rico do que ficar atento ao comportamento dos seres humanos. O modo de ser e de agir das pessoas podem trazer encantamento, surpresas positivas ou, não raramente, desencantos e decepções. Quando se trata da ação, na forma explícita de diminuir o próximo, principalmente os mais humildes, aí chegamos ao desrespeito, à falta de cultura, talvez de sensibilidade e ao deboche.

Algumas vezes fiquei indignado ao ver a simplicidade do homem ou da mulher do campo sendo motivo de chacota e risos, procedimentos impróprios daqueles seres incultos que não sabem enxergar as virtudes do outro. O ato de debochar denota a má conduta, a ausência de regras, o desprezo ao igual e a desconsideração com gente de muito valor. Minha indignação estende-se a todos que sofrem algum tipo de bullying com agressões psicológicas.

A insensatez do deboche, infelizmente, ganha espaço na mídia e arrasta na sua onda, uma legião de debochadores, muito mais preocupados em zombaria do que levar informação aos ouvintes ou telespectadores. Existem emissoras de rádio e TV, que confundem bom humor com a insistente forma de desculturamento ao seu público, em nome do chamam de entretenimento.

Concordo que devemos ter momentos de descontração, na roda de amigos, ver ou ouvir um bom programa de humorístico, curtir o aprendizado dos filhos, netos, tirar uma onda do rival no futebol. Enfim... São tantas as formas que podem nos proporcionar momentos de prazer e alegria sem agredir a dignidade das pessoas. Valorizemos sim a auto-estima, a cultura e o valor de cada cidadão para que tenhamos mais decência e menos deboche.

Marco Medronha      mmedronha@hotmail.com

2 comentários:

  1. Michael Carvalho Silva17 de novembro de 2013 às 14:17

    Concordo plenamente com o seu texto. As pessoas em geral tem a obrigação de levar a vida a sério e respeitar os outros o máximo possível ao invés de ficarem se desrespeitando mutuamente com brincadeiras e palhaçadas. Afinal de contas, todos nós temos nossas dívidas com a sociedade para cumprir a todo momento sendo que a mesma é curta, grossa e intolerante.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Michael... Zombar e debochar, principalmente nos meios de comunicação, é uma grande perda de tempo. Grande Abraço

    ResponderExcluir