segunda-feira, 23 de abril de 2012

Você conhece um chupim?


Entender o comportamento das pessoas é um desafio constante para os estudiosos da área das ciências humanas. Profissionais da sociologia, psicologia, filosofia e outros educadores, se surpreendem com o aparecimento, cada vez maior, de indivíduos oportunistas, que vivem para levar vantagem em tudo e procuram sempre tirar proveito da situação, doa a quem doer.
Quem vive no meio rural, possivelmente já viu um pássaro  com o apelido de chupim, pois esse bichano aproveitador põe seus ovos no ninho de outros pássaros, principalmente no ninho do tico-tico, para que seus filhotes sejam ali criados, alimentados, aquecidos e educados.  
É na sabedoria da natureza que podemos buscar alguns exemplos, muitos, ou talvez todos os questionamentos que necessitamos para entender questões sociais da humanidade. Quem vive no meio rural, possivelmente já viu um pássaro  com o apelido de chupim, pois esse bichano aproveitador põe seus ovos no ninho de outros pássaros, principalmente no ninho do tico-tico, para que seus filhotes sejam ali criados, alimentados, aquecidos e educados.

Como acontece nas leis da natureza, o tico-tico, muito gente boa, aceita pacificamente a intromissão.  O chupim intrometido, de tanto enganar o tico-tico desenvolveu uma outra habilidade, ao longo das gerações adaptou-se à situação e passou a colocar ovos muito semelhantes aos da fêmea do tico-tico. A fêmea, no instinto maternal, choca os ovos do chupim como se dela fossem. Tem mais... os filhotes do chupim nascem primeiro e geralmente expulsam os irmãos de criação do ninho.
Sei que você conhece um chupim, ele pode ser alguém próximo da família, um colega de trabalho, um político, uma sigla, uma entidade, enfim... alguém ou alguns que adoram uma acomodação ou simplesmente vivem para ocupar um lugar que não é seu de direito.
Você provavelmente conhece um chupim, indivíduo  que vive aplicando a Lei de Gerson, sempre se dando bem a custas de outros. Aquele camarada que não carrega seu próprio fardo, ao contrário, coloca nas costas dos outros sempre. Se você não ficar esperto vai dar carona para o chupim e sustentá-lo pelo resto da vida. Sei que você conhece um chupim, ele pode ser alguém próximo da família, um colega de trabalho, um político, uma sigla, uma entidade, enfim... alguém ou alguns que adoram uma acomodação ou simplesmente vivem para ocupar um lugar que não é seu de direito.

Por isso, compartilhe sua vida com pessoas do bem e pelo menos tente transformar um chupim num outro pássaro. Sugiro que conheçam o pássaro preto, de aparência muito semelhante a do chupim, mas que ao contrário, é um pássaro parceiro, muito sociável e que costuma retribuir o carinho recebido, além de ter um belo canto. Fique atento aos exemplos da natureza, ela apresenta alternativas para os bons observadores.


Marco Medronha
mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário