sexta-feira, 30 de março de 2012

Fonte de vitaminas e sais minerais


Fico realmente triste quando vou ao mercado na cidade e encontro um produtor rural comprando hortaliças, frutas ou até mesmo um frango para consumir em sua propriedade.
As vitaminas e sais minerais que necessitamos para ter saúde, através de uma boa alimentação, estão na horta familiar. Para ter uma é muito simples, basta querer, pois em qualquer cantinho podemos ter uma horta doméstica e mais segurança alimentar para a toda a família.
Fico realmente triste quando vou ao mercado na cidade e encontro um produtor rural comprando hortaliças, frutas ou até mesmo um frango para consumir em sua propriedade. Claro que eles tem este direito, mas é porque no meio rural existe tanto espaço, lugares ensolarados e próprios para ter uma horta ou criar galinhas de forma tão saudável.

“Não quero ensinar o padre a rezar a missa”, por isso não tenho a pretensão de ensinar um agricultor a fazer uma horta doméstica, mas algumas recomendações para quem quer otimizar os espaços.
Ao mesmo tempo vejo tantas pessoas da cidade querendo ter um pedacinho do campo nas suas casas ou em seus apartamentos. Para isso os moradores das áreas urbanas criam, improvisam, aproveitam qualquer cantinho. Como diz o velho ditado “Não quero ensinar o padre a rezar a missa”, por isso não tenho a pretensão de ensinar um agricultor a fazer uma horta doméstica, mas algumas recomendações para quem quer otimizar os espaços.
A primeira providência é escolher um local adequado para montar as estruturas, as hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. O ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela.
Use jardineiras grandes, as plantas podem crescer até 2,5 vezes o tamanho do vaso. Aproveite qualquer vasilhame, para fazer as jardineiras, com volume de no mínimo 1 litro. Estas podem ser feitas com cano de PVC (30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Também utilizar garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade). De um modo geral, as jardineiras devem acomodar um volume de terra fértil e os materiais podem ser de plástico, argila, cerâmica, fibra de vidro, madeira ou outro material disponível em casa.
Escolha hortaliças com raízes curtas: alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve folha, tomate-cereja e morango.  A cenoura, o rabanete e a mandioquinha, por exemplo necessitam de solos mais profundos.
Se nós podemos ter uma horta do lar, como fonte segura de vitaminas e sais minerais em casa, vamos adotar uma. Por certo, além de economizar poderemos ter mais saúde e uma ótima forma de fazer terapia.
Depois gente,  é só cuidar: verificar a umidade da terra todos os dias; observar a presença de insetos ou doenças e acompanhar o desenvolvimento das plantinhas.
Se nós podemos ter uma horta do lar, como fonte segura de vitaminas e sais minerais em casa, vamos adotar uma. Por certo, além de economizar poderemos ter mais saúde e uma ótima forma de fazer terapia.

Marco Medronha
mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário