Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. A natureza foi generosa com a capital dos gaúchos pintando no mapa ricas paisagens: a planície, onde se espalha a cidade e a vida urbana, o Lago Guaíba, que presenteia a população e seus visitantes com um magnífico por do sol.
Do outro lado uma cadeia de morros moldura a cidade, É também caminho para quem deseja, logo ali, muito perto da área urbana, conhecer a tranquilidade do meio rural, um patrimônio ambiental e cultural do município.
Na vocação agrícola das pequenas propriedades rurais predomina diversificação de culturas. A segurança e soberania alimentar das famílias é garantida pela produção de 32 tipos de hortaliças e 28 tipos de frutas.
A variada produção agrícola do meio rural sustenta a maior feira agroecológica da América Latina, em funcionamento aos sábados na Praça da Redenção. Porto Alegre também é sede da RAMA - Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana, que é uma Certificadora Participativa de Produtos Orgânicos.
A Zona Rural de Porto Alegre, rica e diversa também protege a cidade dos desastres naturais. A vegetação existente diminui os índices de calor e ajuda na manutenção da umidade do ar, bem como na absorção dos gases, como o dióxido de carbono, emitido pela queima de combustíveis dos veículos.
A gente do meio rural recebe os convidados com afeto e hospitalidade, qualidades inerentes ao homem rural do sul. Os Caminhos Rurais de Porto Alegre oferecem muitas opções de lazer ao ar livre, cavalgadas, trilhas, festas populares e comemorações pela boa colheita.
É preciso manter esta paisagem rural. Fauna e flora, cultivos e criações, agricultores, pescadores e indígenas. Gente que convive em harmonia num território peculiar, formando um mosaico raro que encanta moradores e visitantes.
Porto Alegre tem um meio rural que abraça a cidade.
Marco Medronha mmedronha@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário