quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sonho de menino


Machu Picchu

Qual é seu sonho de menino ou menina? Ele pode ser único, alguns ou infinitos, pois entendo que nossos sonhos dependem da nossa capacidade de sonhar e correr atrás para realiza-los. Quero compartilhar neste espaço um sonho de menino que há mais de meio século percorre o imaginário de uma vida: conhecer de perto a cultura milenar dos Incas.

Tudo começou numa brincadeira de criança, num tempo em que as alternativas de entretenimento eram escassas, mas a imaginação compensava a falta de opções para uma criança brincar. Bastava ter na mão uma caneta ou lápis, folha de papel e vontade de desafiar os próprios conhecimentos, o jogo era assim: fazia-se traços em forma de colunas e na cabeça delas escrevia-se referenciais como cidade, estado, país, cor, animal, planta, esporte, planeta e quantos mais desejassem. O segundo passo era escolher aleatoriamente uma letra do alfabeto e começar a escrever palavras que começassem com cada referencial.

Não sei ao certo o nome da brincadeira ou jogo de memória, mas sei que jamais esqueci a sensação de em um determinado tempo listar todo o conjunto de referências solicitado. A brincadeira havia iniciado e o jogador da vez disse: escrevam agora palavras que comecem com a letra “C”, sem pestanejar escrevi Cusco para a coluna de cidade, assim como as demais solicitações. No tempo encerrado era hora de corrigir e mostrar o que cada um escreveu.  Hahahaha...esta cidade não existe! riram todos quando mostrei que tinha escrito Cusco, na opção cidade. O meu ponto, não valeu, mas tinha certeza que havia visto no mapa mundial aquela cidade.

Não aceitei a derrota e corri para a biblioteca em busca de informações, que comprovasse meu possível engano.  Lá estava: Cusco (em espanhol Cuzco ou Cusco, em quíchua Qosqo ou Qusqu, que significa umbigo "do mundo) é uma cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com população de 300 mil habitantes. É a capital do departamento de Cusco e da província de Cusco.

Perdi aquele jogo, mas ganhei um sonho: um dia conhecer a maravilha que meus olhos viram naquela página de enciclopédia. Cusco é uma cidade bastante alta (com 3,4 mil metros de altitude e foi o centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu, ou Império Inca. Templos gigantescos, palácios construídos no século XI ou XII, por um gente dotada de conhecimentos superiores na engenharia, astronomia, agricultura e outras ciências.
Construções perfeitas e em harmonia com o cosmos e a natureza, verdadeiros monumentos antigos que superam e desafiam a modernidade. Tudo isso, agora comprovados com meus próprios olhos em uma viagem a Cusco. Aqueles risos debochados, que me deixaram triste no passado não me chateiam mais, agora foram transformados numa alegria incontida de ter realizado um sonho de menino.


Marco Medronha    mmedronha@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário