sexta-feira, 21 de junho de 2013

Eu sou gaúcho

Era um sábado ensolarado e eu saia de Pelotas com minha esposa em direção ao município de Cristal. Passando por São Lourenço do Sul, busquei no rádio do carro uma emissora local, pois gosto de ouvir e apreciar a cultura de nossos imigrantes e as influências da tradição nas comunidades. A locutora do programa anunciava um concurso literário, ao mesmo tempo em que incentivava o envio de “histórias de pescadores” para compor uma publicação.
Pensei que poderia conhecer uma e quando puxei pela memória vieram muitas, mas uma em especial contada por meu pai ficou marcada. Ele me contou que numa certa noite foi pescar no Arroio Evaristo, próximo ao Rio Camaquã. A noite era de lua cheia, e para o seu Antônio, ideal para uma boa pescaria, pois nesta fase aumenta o metabolismo dos peixes e eles devoram as iscas.
Reza a lenda, ou melhor, a ”história de pescador”, que quase meia noite um vento forte começou a soprar e as árvores faziam barulho. Junto com o vento e uivos, ele começou a escutar uma cantiga que vinha da direção do mato. Meu velho resolveu se aproximar, mas não podia chegar muito perto, pois o mato era cheio de Unha de Gato, uma planta característica na região. Quanto mais forte o vento mais forte se ouvia a música, ele contou que ao chegar perto conseguiu escutar a letra da melodia: “Eu sou gaúcho” e repetia ao soprar do vento “Eu sou gaúcho”.
Bem pessoal... Meu velho pai pescador só descobriu do que se tratava, quando o tempo ficou feio de vez e, num relâmpago que clareou tudo, avistou um pedaço do disco do Teixeirinha grudado numa Unha de Gato, quando o vento soprava o espinho da planta riscava a faixa e tocava uma parte da melodia “... Eu sou gaúcho...”. Minha cara locutora, da qual eu não lembro o nome, este é um conto que me trouxe lembranças do meu querido e amoroso pai, ele não era pescador de verdade, mas tenho saudades de um tempo, em que o pai pegava o filho no colo pra contar histórias inesquecíveis.
Para as pessoas conhecedoras da região e da Unha de Gato, não é difícil imaginar que uma planta medicinal e indicada para auxiliar no tratamento de inflamações, reumatismo, atrite, asma, próstata, tumores, gastrites, gripes, entre outras... Possa tocar um simples pedaço de disco, mesmo que seja do Teixerinha, nosso gaúcho mais famoso.


Marco Medronha   mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário