sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Arte das sombras

Bem diferente do que possa parecer, arte das sombras não são atividades sombrias na calada da noite realizadas por artistas do mal. É na verdade a criação de imagens resultantes do diálogo da luz com objetos ou indivíduos para criar siluetas, por vezes inusitadas, em uma superfície plana e clara. Os resultados são incríveis e mesmo sem saber do que se tratava experimentei a expressão artística ainda quando criança.
Era uma manhã fria e ensolarada da minha infância. Eu e meus três irmãos, na época, acordávamos para admirar as sombras refletidas no teto do quarto de nossa humilde casa. Os primeiros raios de sol da manhã projetavam imagens de objetos e dos animais de criação que passavam na frente do sol. Os feixes de luz entravam por frestas e buracos do nó da madeira, formando siluetas, ora paradas, ora em movimento: Galinha com pintinhos, cão vira-lata e até um gato aparecia de vez em quando. Lembro que isso nos alegrava muito.
Logo percebi que poderíamos melhorar nossas opções de brinquedo com aquela situação de sombras que geravam risos, logo pela manhã. Cheio de coragem pulei do quentinho das cobertas e fui para a rua, na frente da luz pulava e fazia todo tipo de movimento. Dentro da casa, deitados e tapados com cobertores, meus irmãos apreciavam e divertiam-se com minhas palhaçadas. Eram momentos felizes de um tempo que não tínhamos televisão, nem imagens em alta definição.
Mais tarde descobri a semelhança do que fazíamos na infância com o teatro de sombras, arte muito antiga originária da China. Segundo a enciclopédia livre, Wikipédia, no ano de 121, o imperador Wu’Ti da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta ao "Reino das Sombras". O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
A cultura se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países. A arte com sombras é comum entre os artistas, os quais fazem uso de sucata para criar peças inovadoras e originais, além de fazer nascer arte de onde muitos acreditavam que nada sairia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário