Ilustração: Wilmar Marques
A grande maioria dos municípios da Região Sul do Estado realizam suas exposições feira, a partir do mês de outubro. É uma excelente oportunidade de negócios para os produtores rurais, momento em que se apresenta ao público em geral toda a qualidade da produção agropecuária, especialmente dos ovinos, eqüinos e bovinos. Nas feiras, compradores e visitantes podem encontrar as tecnologias para o setor de máquinas, equipamentos e o melhor da genética dos animais.
Nesta época, excursões de agricultores de várias localidades do interior vão em busca dos melhores resultados do setor, com o objetivo de investir na propriedade rural. Para alguns, a feira é uma das raras oportunidades de sair da porteira para fora e uma possibilidade de integração com outros produtores. Nestas ocasiões, os técnicos costumeiramente acompanham os grupos de agricultores.
Quando atuei como extensionista rural, tive o privilégio de acompanhar alguns desses grupos. Na maioria pessoas muito simples, interessadas, educadas e como cada um de nós, passíveis de cometer enganos que não prejudicam em nada a relação entre amigos. Certo dia caminhava com o seu Marcos, agricultor, em um corredor com exposição de vacas leiteiras, em Pelotas. De repente, ele parou e admirado olhando um grande úbere, disse: - Olhe doutor... Que lindos seios têm essa vaca! Na hora tive vontade rir, mas não o fiz. Compreendi que ele tentou argumentar bonito... Talvez pra não falar “tetas”, temendo ser palavra “feia”.
As mamas (conhecidas popularmente também como seios ou peitos nos humanos, também são chamadas de tetas nos demais animais). Talvez seu Marcos não saiba, que toda palavra pode ser bonita, quando o motivo é nobre e o coração é puro. Ele levou aquela vaca holandesa de seios, digo de tetas fartas para sua propriedade, melhorou a genética de seu plantel e atualmente é a produção de leite que garante a renda e o sustento da família.
Marco Medronha mmedronha@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário