sábado, 15 de setembro de 2012

Tragicamente pilchado







Ilustração: 
Wilmar Marques










Entre as diversas manifestações da cultura gaúcha, o modo de vestir é evidenciado e o sentimento farroupilha aparece, os CTG’s ficam lotados e a música regional ecoa em todos os lugares. Os peões, de maneira geral, vestem a tradicional bombacha, botas, chapéu ou boina e o lenço no pescoço e, as prendas o vestido longo e rodado ou a bombacha feminina. A indumentária gaúcha é rica e variada.

Na tentativa de demonstrar o amor pelo Rio Grande, um vereador da metade sul vestiu a pilcha completa e foi a Brasília, com uma comitiva de gaúchos. A finalidade da viagem era de divulgar a “Semana Farroupilha”. Lá na capital Federal foi tudo muito bem, o problema foi no retorno do parlamentar em uma sessão na Câmara Municipal. O vereador ocupou a tribuna e disse em tom solene: - Senhoras e senhores... A nossa comitiva que foi a Brasília estava tragicamente pilchada.

Os risos vieram aos poucos, mas puxaram outros e a seriedade quase virou deboche, pois a maioria associou tragicamente a: De modo trágico, funestamente, ou a modo de catástrofe. Pessoalmente conheço o cidadão, trata-se de uma belíssima pessoa, integra e muito bem intencionada, valores que não depreciaram sua fala e muito menos suas boas intenções.  

O Centro de Tradições Gaúchas disciplina o uso da pilcha no estado do Rio Grande do Sul é, por lei, traje de honra e de uso preferencial inclusive em atos oficiais públicos. A pilcha é a indumentária gaúcha tradicional, utilizada por homens e mulheres de todas as idades. É a expressão da tradição, da cultura e da identidade própria do gaúcho, a origem da indumentária gaúcha data dos primórdios da colonização dos pampas.

O modo de vestir dos gaúchos é levado muito a sério, recentemente, durante a 76ª Convenção Tradicionalista Gaúcha, realizada no município de Taquara, foram estabelecidas diretrizes para a pilcha. Na convenção, um dos objetivos foi deixar claro, para os simpatizantes e adeptos do movimento, como participar e estar bem vestido, sem que a adaptação, a cor, a tatuagem, piercing, enfim a moda jovem atual, entre em conflito com as regras rígidas do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Vale à pena conferir o regulamento do MTG, para não sair na Semana Farroupilha, tragicamente pilchado.



Marco Medronha    mmedronha@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário