sábado, 29 de setembro de 2012

O Turismo Rural e a Copa do Mundo

Lagoa dos Patos - São Lourenço do Sul

A proximidade do evento Copa do Mundo de 2014, no Brasil, enche de otimismo diversos setores da economia em todo o território nacional. Os investimentos em infra-estrutura já começam a aparecer nos municípios sedes (capitais), principalmente nos complexos urbanos. Aeroportos, estádios, anéis viários, hotéis, transportes recebem recursos vultosos e transformam as paisagens dia a dia. As pessoas se capacitam e buscam a profissionalização, com o objetivo de receber bem os estrangeiros, delegações de outros países movidos pela paixão do futebol. 
Há aqueles contrários à realização da Copa, que mesmo não sendo a favor sabem da inevitável mudança, mas estamos certos que a Copa vai ajudar muita gente e que não será a solução para os graves problemas sociais brasileiros. Defendo aqui um setor que conheço e que caminha à margem dos grandes investimentos, me refiro ao turismo rural. A região Sul do RS possui poucas chances de sediar, com Centros de Treinamentos, as seleções que virão ao Estado jogar a Copa do Mundo. Embora não tenha sido oficialmente escolhida pela FIFA, precisa mostrar seu potencial para aqueles turistas que procuram cenários únicos e diferentes e estão dispostos a deixar nos pampas dólares, euros e outras moedas valorizadas.
Nesta semana, quinta-feira, 27 de setembro comemoramos o Dia Mundial do Turismo, pode ser quem sabe, uma boa oportunidade para os estrategistas em marketing e entendidos do turismo pensar em estratégias para mostrarmos ao mundo tudo que de belo temos: As lagoas, as planícies, as colônias, os rios, os pampas, as criações, nossa gastronomia e principalmente nossa maior atração: as pessoas do Sul. Será um pecado muito grande nossa gente perder este momento único de congraçamento com outras nações, assim como tenho certeza que os turistas deixaram de ter ricas experiências e grandes lembranças dos gaúchos daqui.
A FIFA ((Federação Internacional de Futebol e Associados) e o COL (Comitê Organizador Local) selecionaram, ao todo, são 54 locais (quatro na região Norte, três no Nordeste, três no Centro-Oeste, 30 no Sudeste e 14 no Sul) espalhados por 14 Estados. De acordo com a entidade máxima do futebol, a lista é uma recomendação para as seleções e será enviada para todas as federações que estão disputando as eliminatórias para o Mundial. No Rio Grande do Sul, estes são os CT’s escolhidos até o momento:
Bento Gonçalves-RS - Dall'onder Grande Hotel / Estádio das Castanheiras
Bento Gonçalves-RS - Hotel & SPA do Vinho / Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos
Lejeado-RS - Inn Italy Hotel / Centro Esportivo Lajeadense
Caixas do Sul-RS - Intercity Premium / Estádio Francisco Stédile
Caxias do Sul-RS - Samuara Hotel / Estádio Alfredo Jaconi
Porto Alegre-RS - Plaza São Rafael Hotel / Complexo Esportivo da Ulbra (Canoas)
Viamão-RS - Vila Ventura Hotéis / Centro de Treinamento Vila Ventura

As escolhas foram justas e acertadas, pois devemos reconhecer que os investimentos em turismo se deram, até o momento, com maior intensidade na Serra, inclusive no meio rural. As regiões do Estado possuem suas especificidades, potencialidades e são igualmente ricas em contextos históricos e paisagísticos, as pessoas são hospitaleiras e desfrutam de uma mesma identidade no cultivo das tradições. Mas então, o que estaria faltando para que o Sul do Rio Grande deixar de ser apenas um corredor de passagem? Para esta pergunta teríamos muitas respostas diferentes, mas acredito que uma seria comum: A mobilização de todos.
Porém é bom continuar atento, pois os 32 países que se classificarem para o torneio não serão obrigados escolher os campos da lista oficial para a preparação no Brasil. Caso um Centro de Treinamento fora da relação seja escolhido, a Federação terá que conversar com a FIFA para a inclusão do local na lista de credenciados. Uma segunda versão será divulgada no segundo semestre de 2013, e novos CTs poderão se inscrever para receberem vistorias do COL. A relação completa, que sairá no segundo semestre de 2014, deverá ter entre 80 e 90 centros (o mínimo é 64).

Marco Medronha    mmedronha@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário